Jerusalém

Jerusalém

Algumas considerações

Caro Leitor,

Bem vindo ao Blog Netivyah.

Antes de ler esse blog necessário comentarmos sobre o que significa Netivyah e tecermos
algumas considerações a cerca do nome de D-us e Jesus, principalmente sobre a grafia. Espera-se que todos compreendam as considerações apresentadas.
A palavra Netivyah quer dizer em hebraico “seguidores do caminho”, termo pelo qual os discípulos de Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias) eram conhecidos.
Sobre a grafia do nome D-us, optamos por não usar a palavra Deus, pois o nome verdadeiro de D-us é impronunciável - יהוה - mas sim a forma hebraica transliterada (na transliteração o nome de D-us pode ser: YHWH, YHVH, JHWH ou JHVH), desta forma, preferimos usar a palavra D-us (D'us) ou D-s (D's), fazendo menção ao tetragrama que ninguém sabe como se pronuncia. Isto ocorre porque a pronuncia limitaria D-us.
Já a palavra Jesus estaremos preferencialmente se referindo ao seu nome verdadeiro em hebráico - Yeshua (pronuncia Iexua) - pois não se traduz nome. Somente nos casos em que se envolva religiões cristãs é que o nome Jesus será mencionado, nos demais casos o nome será Yeshua.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Yeshua (Jesus) frequentava as sinagogas

Várias passagens da Bíblia, mostram claramente, que Yeshua era recebido nas sinagogas de Israel, tanto em Jerusalém como na região da Galiléia: "E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?" (Mateus 13:14); “Foi, então, por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios.” (Marcos 1:39).
Em outro texto nota-se claramente que Yeshua e seus discípulos frequentavam as sinagogas em pleno Shabat (sábado): "Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava." Marcos 1:21
Em outro texto verifica-se: "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler" (Lucas 4:16)
No Evangelho de Lucas encontra-se ainda que Yeshua era Rabino (rabino quer dizer doutor, mestre da lei judaica; para os protestantes entenderem Rabino "é uma espécie de pastor, bispo, apóstolo"; já para os Católicos, "seria uma espécie de padre"). Como rabino ele frequentava as sinagogas: "E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada." Lucas 6:6; “E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou.” Mateus 26:49.
Já no evangelho de João (1:38) encontra-se: "Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (diminutivo de rabino, que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas?".
Se Yeshua pregava nas sinagogas era porque havia respeito e credibilidade no meio dos Miniam (em toda sinagoga há o chamado miniam que é composto por 10 membros idôneos, sem os quais nenhuma cerimônia ou celebração pode ser realizada). Se Yeshua não fosse seguidor da Torá jamais Ele seria autorizado ou convidado a ensinar no meio dos sábios judeus da época. Encontramos também a passagem de Jairo, um dos chefes da sinagoga, que lançou-se aos pés de Yeshua, suplicando a cura de sua filha.

Um comentário:

André Menezes disse...

Gosto muito de visitar este site. Creio em Yeshua como Messias. Não sou judeu, sou Bnei Anussim. Estudo a Bíblia, o Sefer Ietsirá, o Zohar. Na verdade, o estudo da Kaballah me levou a crer mais nas palavras do Novo Testamento e entender muita coisa que foi dita por Cristo, por Paulo (e de Paulo)(Shaul), Pedro (Kefas) e Tiago (Yakov), bem como João (Yohanan).
Fui batizado numa igreja portestante aos 23 anos de idade, tendo sido estudante de escola católica por 13 anos.

Que D-us os abençoe,