O Candomblé foi introduzido no Brasil pelos negros ioruba, na Bahia. Basicamente, é uma religião que cultua os orixás, deuses associados às forças da natureza, e sua liturigia é realizada no interior dos terreiros, também conhecidos como roças.
Da Bahia, o Candomblé se disseminou por muitos outros estados brasileiros - aliás, tornou-se uma presença marcante no Rio de Janeiro. Em Pernambuco, o Candomblé é chamado de Xangô, nome de um dos orixás mais cultuados na tradição afro-brasileira.
Os orixás são:
Eua; Exu; Iansã; Ibejis; Iemanjá; Ifá; Logum; Nana; Oba; Obaluaiê; Ogum; Olorum; Ossaim; Oxalá; Oxossi; Oxum; Oxumaré e Xangô
Os preceitos são:
Cerimônias Privadas; Ebós; Incorporação; Jogo de Búzios; Quizilas; Obrigações; Raspagem
Os elementos que fazem parte de um terreiro são:
Agogô; Atabaques (rum, rumpi e lé); Barracão; Camarinha; Peji; Alabê; Axoguns; Babalorixá; Ekede; Ialorixá; Iaôs; Ogans e Pai-pequeno (ou mãe-pequena)
Existem ainda os "Candomblés de Caboclo", típicos dos cultos trazidos pelos negros de Angola. Nessas cerimônias, as filhas e os filhos de santo incorporam não apenas os orixás (que jamais conversam com os presentes), mas também os espíritos de "caboclos", que seriam entidades de luz da corrente indígena.
Da Bahia, o Candomblé se disseminou por muitos outros estados brasileiros - aliás, tornou-se uma presença marcante no Rio de Janeiro. Em Pernambuco, o Candomblé é chamado de Xangô, nome de um dos orixás mais cultuados na tradição afro-brasileira.
Os orixás são:
Eua; Exu; Iansã; Ibejis; Iemanjá; Ifá; Logum; Nana; Oba; Obaluaiê; Ogum; Olorum; Ossaim; Oxalá; Oxossi; Oxum; Oxumaré e Xangô
Os preceitos são:
Cerimônias Privadas; Ebós; Incorporação; Jogo de Búzios; Quizilas; Obrigações; Raspagem
Os elementos que fazem parte de um terreiro são:
Agogô; Atabaques (rum, rumpi e lé); Barracão; Camarinha; Peji; Alabê; Axoguns; Babalorixá; Ekede; Ialorixá; Iaôs; Ogans e Pai-pequeno (ou mãe-pequena)
Existem ainda os "Candomblés de Caboclo", típicos dos cultos trazidos pelos negros de Angola. Nessas cerimônias, as filhas e os filhos de santo incorporam não apenas os orixás (que jamais conversam com os presentes), mas também os espíritos de "caboclos", que seriam entidades de luz da corrente indígena.
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